_

AS PRAIAS

praia-da-adraga-top

Belíssimas praias de arribas escarpadas de magnífico recorte sobre areais dourados, banhados pelas águas límpidas do Atlântico ricas em iodo em diversidade marinha, bem próximas da CASA DE VALMARINHA farão as delícias daqueles que, mesmo gostando da serra, sempre preferirão a praia..

Um verdadeiro paraíso de descanso e veraneio, óptimas condições para a pesca desportiva e para desportos aquáticos tais como o surf e o bodyboard, e ainda magníficas condições para o parapente

Tudo isto, estando a dois passos do ponto mais ocidental da Europa, o que o fará sentir ainda mais privilegiado quando, ao final de cada um dos seus dias de férias, sentir que aquele ultimo raio do sol parece feito só para si.

praia-da-adraga2

 PRAIA DA ADRAGA   (a 1,2km)

A pouco mais de 1km da CASA DE VALMARINHA, esta é uma praia de uma beleza invulgar. Encravada entre arribas caprichosamente esculpidas pelo mar, num ambiente natural com muito poucos vestígios da presença humana, conjuga o ambiente de montanha com o de praia e, sem dúvida alguma, é uma das mais belas praias portuguesas.

A Praia da Adraga foi considerada, pelo jornal The Independent, “uma das dez melhores praias portuguesas” enquanto o também britânico The Sunday Times, foi ainda mais longe considerando-a simplesmente a 3ª melhor praia de toda a Europa.

“Agreste, selvagem, de um azul intenso….. simplesmente bela.”

Serviços: Praia vigiada, Praia Acessível, Bandeira Azul, Duche, Bar/Restaurante, Instalações sanitárias

praia-da-ursa

 PRAIA DA URSA (a 4km + 3km a pé)

Um acesso de quase 3km efectuados a pé, é o preço a pagar para alcançar aquela que é a praia mais ocidental de toda a Europa.

Ninguém disse que o caminho para o paraíso era fácil, mas recomendamos verdadeiramente esse esforço. Um areal pouco frequentado, uma beleza impar, vistas magníficas sobre o horizonte e uma protecção excepcional da ondulação fazem desta praia um excelente local para um banho. Reconhecido pelo Guia Michelin como uma das praias mais bonitas do mundo.

Serviços: Praia não vigiada e não possui qualquer tipo de equipamento de apoio.

praia-do-cavalo2

PRAIA DO CAVALO (a 4km + 3,5km a pé)

Acessível desde a Praia da Ursa, esta praia está ‘reservada’ a aventureiros. Se, por entre 400m de trilhos, escarpas e promontórios, a conseguir alcançar, espera-o uma jóia da natureza, de que poderá disfrutar completamente sozinho.

Serviços: Praia não vigiada e não possui qualquer tipo de equipamento de apoio.

praia-grande

PRAIA GRANDE e PRAIA PEQUENA(a 3km)

Esta praia vizinhas de areais extensos e abrigadas dos ventos fortes do norte, são uma estância de veraneio para muitos habitantes jovens, da região de Lisboa, pelo que dispõe de muito bons acessos. São sobretudo famosa pelas óptimas condições para a prática do Surf e do Bodyboard, sendo que aqui ocorrem frequentemente provas da modalidade inclusivamente uma etapa do Campeonato Mundial de Bodyboard e outra do Campeonato Europeu de surf.

Para quem não gostar da agitação do mar pode optar pela piscina oceânica ou por ficar num dos inúmeros restaurantes, bares e esplanadas de qualidade, com muita gente jovem e animação nocturna.

Serviços: Praia vigiada, Bandeira Azul, Acesso para deficientes, Duches, Bares, Restaurante, Instalações sanitárias

praia-da-smaças

 PRAIA DAS MAÇÃS  (a 4km)

Localizada na foz de uma ribeira, é uma das melhores praias da região com um extenso areal protegido entre duas áreas rochosas e uma pequena vila anexa e é, por excelência, uma das estâncias balneares da região. O seu nome decorre das maçãs que se acumulavam no areal trazidas pelo rio, dos férteis pomares de Colares. Para a visita a esta praia ficar completa, é fundamental que o acesso à mesma se faça usando o eléctrico da Praia das Maçãs, acessível desde Sintra.

Serviços: Praia vigiada, Bandeira Azul, Acesso para deficientes, Duches, Bares, Restaurante, Instalações sanitárias

azenhas-do-mar

AZENHAS DO MAR (a 6km)

Desenvolvendo-se ao longo de uma ribeira que corre para o Atlântico, na qual existiam Moinhos de água (daí o nome), um casario pleno de encanto está construído nas encostas a sul, com um miradouro sobre as arribas. Cá em baixo, uma praia de águas mansas e uma piscina natural oceânica. O resultado é uma composição de características únicas onde o Homem e a Natureza se casaram numa simbiose perfeita.

Presença em todos os roteiros de Turismo de Portugal, é muito frequentada tanto no Verão como no Inverno.

praia-do-magoito

PRAIA DO MAGOITO   (a 9km)

Apesar da sua enorme extensão, esta praia localizada na foz da Ribeira da Mata, próxima da localidade do Magoito, tem um ambiente algo rural de charneca verde salpicada de moinhos, mais parecendo um pequeno “resort” à beira-mar. As suas águas são reconhecidas pela grande riqueza em iodo e, a partir das suas areias, por entre as quais surgem numerosas rochas, é possível vislumbrar ao longe, a sul, o Cabo da Roca.

Junto à rampa de acesso da praia existe uma duna fóssil (classificada como geomonumento). Trata-se de uma duna costeira formada pela acumulação de areia gerada pela acção conjugada do mar e do vento semelhante às que podem ser observadas na Aguda (praia imediatamente a Sul do Magoito) e mais a Norte, na Assafora.

Serviços: Praia vigiada, Bandeira Azul, Duches, Bares, Restaurante, Instalações sanitárias

guincho4

PRAIA DO ABANO (a 12,5km), e GUINCHO (a 14km)

A Sul do Cabo da Roca, situada ao lado do antigo forte do Guincho e ainda envolvida pelos belos montes da serra de Sintra, encontra-se a PRAIA DO ABANO. Já com a serra deixada para trás há a maravilhosa PRAIA DO GUINCHO (a 14km) e a PRAIA DA CRESMINA (a 15km), rodeadas por arvoredo, vegetação rasteira e um areal imenso e indomável que teima em cruzar a própria estrada.

São das maiores praias do país e com maior afluência de banhistas, caracterizando-se por uma grande ondulação e ventos fortes, sendo muitas vezes palco de competições de âmbito internacional de surf, bodyboard e windsurf. Aqui encontram-se bons bares, com excelentes esplanadas e restaurantes especializados em peixe e marisco.

praia-da-samarra

PRAIA DA SAMARRA   (a 20km)

Resguardada numa pequena baía entre falésias graníticas que formam uma barreira à fúria do mar, está esta praia de pequena dimensão com o seu moinho de maré, importante nicho ecológico de flora e fauna e frequentada essencialmente por habitantes locais.

Serviços: Praia não vigiada e não possui qualquer tipo de equipamento de apoio

praia-da-vigia PRAIA DA VÍGIA   (a 22km)

Esta belíssima praia com arribas escarpadas de difícil acesso e areias douradas que se estendem ao longo de mais de 2km, dá acesso durante a maré baixa à vizinha praia de São Julião.

praia de cascais

PRAIAS DA ‘LINHA’

Se, a partir da CASA DE VALMARINHA, antes preferir deslocar-se para Sul em direcção a Cascais, a par das já faladas praias do Abano, Guincho e Cresmina não perca as belas praias da chamada ‘linha do Estoril’. Aqui, uma extensa linha de praias começando no centro da própria vila de Cascais, passando pelas PRAIAS das MOITAS e do TAMARIZ no Estoril (a 20km ), S.PEDRO, CARCAVELOS (a 27km), …, levam-no através de uma das mais bonitas estradas do mundo, ao longo da costa até chegar a Lisboa (a 40km por esta estrada).

praia-de-sao-juliao

PRAIAS MAIS A NORTE

Mais para norte, as quase duas dezenas de praias da região da Ericeira serão a extensão natural da procura da sua praia ideal. Reconhecidas pelas suas águas limpas e ricas em sais minerais, a maioria dispõe das infraestruturas necessárias a um agradável dia de praia no Oceano Atlântico – acesso a deficientes, vigilância por nadadores-salvadores, chuveiros, aluguer de chapéus-de-sol e modernos bares de praia.

Algumas dessas praias, como a praia de SÃO JULIÃO (a 23km), a FOZ DO LISANDRO (a 27km), RIBEIRA D’ILHAS (a 33km), ou SÃO LOURENÇO (a 35km) são de uma beleza rude, de extensos areais por entre íngremes penhascos, como as que até aqui descrevemos.

ericeira
Ainda dentro da própria vila da Ericeira (a 30km), outro conjunto de praias de águas mais mansas, tais como as praias do NORTE, do SUL, dos PESCADORES, de SÃO SEBASTIÃO ou praia da BALEIA são especialmente indicadas para a família.